Desenhado por B2 Architecture, vencedor do concurso Instant House @ School Competition é um oásis para as crianças que quebra a rigorosidade com a ajuda de formas orgânicas e divertidas. Localizada em um contexto urbano estritamente ortogonal, na praça da Via Ugo Betti em Milão, o edifício irá criar uma ponte entre o bairro e as crianças, orientando-se para as principais direções do terreno. Mais imagens a seguir.
O projeto respeita seu contexto no tempo e abraça a natureza existente. O Small Explorers Kindergarten resultou de uma análise cuidadosa da paisagem existente no local e seu contexto, a fim de enfatizar e preservar as diversas qualidades existentes. a construção abrange 679 m² e tem capacidade para acomodar cerca de 90 crianças.
O jardim de infância toma forma a partir de dois módulos diferentes, o conector e o ambiente tipo, onde organizam facilmente as diferentes funções necessárias e ainda deixa sempre a possibilidade de ampliar o edifício, se necessário. Os módulos podem ser combinados com infinitas possibilidades, resultando em um edifício diferente, mas com uma identidade coesa. Os módulos são colocados de tal forma que o jardim comum torna-se o núcleo do projeto, bem como o local onde todos os espaços se abrem. As dimensões, proporções e diversidade do Small Explorers Kindergarten permite que todos - crianças, pais e professores - sintam-se em casa.
Há ambientes para todas as personalidades de crianças: para quem gosta de pintar e desenhar, correr e se exercitar cantar ou interpretar, os que amam caixa de areia, para os que querem experimentar enquanto estiver jogando ou para os que gostam de gastar o tempo cuidando de animais.
Este jardim de infância é composto por três áreas diferentes: as salas de aulas, as áreas comuns e as aulas auxiliares. As salas de aula pode ser fechadas em três partes separadas ou podem ser abertas formando um grande espaço aberto. As três partes são organizadas em torno de um pequeno jardim comum que pode ser acessado a partir de todas as unidades. Uma das salas de aula é um ambiente com camas que podem ser embilhadas e permite variações espaciais. Das camas dobráveis podem ser abertas, de modo que esta sala torne-se um quarto, um anfiteatro ou sala para diversas atividades de aula.
As áreas comuns são flexíveis na sua organização e estão diretamente ligadas ao jardim principal e ao parque infantil, atuando como um espaço coberto que pode ter qualquer caráter. As áreas comuns podem reunir os pais e as crianças para reuniões ou para peças de teatro, tem cantina e uma cozinha aberta, acessível para as crianças, bem como, áreas para relaxamento ou para aprendizagem comum. As zonas comuns são também a ligação entre três partes de sala de aula, podendo acomodar todas as crianças ao mesmo tempo. Junto com esse jardim central, essas áreas são uma variação alargada dos módulos de sala de aula, atuando quase como a mesma função mas em escala maior.
Um lugar para a curiosidade e mentes inquietas, o Small Explorers Kindergarten combina o externo e o interno em um conjunto perfeito.
Arquitetos
Localização
Milão, ItáliaArquiteto Responsável
Alexandra Timpau, Barbara BencovaConcurso
Instant House @ School CompetitionResultado
1º lugarAno
2013Imagens
Courtesy of B2 Architecture